Mais detalhes da colaboração entre Pokémon e Museu Van Gogh foram revelados

Mais detalhes da colaboração entre Pokémon e Museu Van Gogh foram revelados

A Pokémon e o Museu Van Gogh lançaram uma colaboração oficial em comemoração ao 50º aniversário do museu, que visa apresentar o trabalho de Vincent van Gogh para um novo público. O trabalho do artista holandês e da Pokémon têm uma conexão especial com a arte e a cultura japonesa. Ao falar com seu irmão, Theo, em uma carta datada de setembro de 1888, Vincent disse: “E não podemos estudar a arte japonesa, parece-me, sem ficarmos mais alegres e mais felizes; ela nos faz voltar à natureza apesar de nossa educação e de nosso trabalho num mundo de convenções.”

Emilie Gordenker, diretora geral do Museu Van Gogh comentou: “Esta colaboração permitirá às novas gerações conhecer a arte e história de vida de Vincent van Gogh de um jeito revigorado. O Museu Van Gogh e a The Pokémon Company International se basearam em muitos anos de conhecimento educacional para criar uma experiência especial para as crianças, seus responsáveis e, esperamos, para tantos outros no Museu Van Gogh.” 

A colaboração da Pokémon e do Museu Van Gogh contará com várias atividades de 28 de setembro até 7 de janeiro de 2024. Para participar, é necessário adquirir um ingresso regular para o museu, que só pode ser comprado online.

Apresentação Pokémon at the Van Gogh Museum

Vários dos mais famosos trabalhos de Vincent van Gogh que fazem parte do acervo permanente do Museu Van Gogh serviram de inspiração para seis pinturas feitas por artistas da The Pokémon Company. Alguns exemplos incluem: Pikachu exibido em uma obra inspirada pelo Self-portrait with Grey Felt Hat (1887); o Pokémon Sunflora aparece em meio a girassóis em uma variação do famoso quadro Sunflowers (1889) de Van Gogh e Snorlax e Munchlax relaxando em um trabalho inspirado por The Bedroom (1888). Você pode admirar essas seis pinturas incríveis no primeiro piso do prédio Rietveld (Rietveldgebouw).

Uma atividade de Pokémon Adventure

Um folheto de Pokémon Adventure guiará os visitantes pelos trabalhos de Vincent van Gogh que serviram de inspiração para as seis pinturas desta apresentação especial, Pokémon at the Van Gogh Museum. Durante a atividade, os visitantes descobrirão o museu e as histórias por detrás das pinturas. Depois que completarem as atividades, os participantes poderão entregar o folheto preenchido para ganhar uma carta promocional especial Pikachu x Museu Van Gogh. O folheto de Pokémon Adventure está disponível em holandês e inglês.

Material didático online de Pokémon x Van Gogh: Van Gogh at School

Vincent admirava muito tudo relacionado ao Japão e as gravuras japonesas o ensinaram a ver o mundo de uma forma diferente. O uso de superfícies planas de cores fortes, temas cotidianos e a atenção aos detalhes da natureza o tocavam. Usando a colaboração Pokémon x Van Gogh como ponto de partida, alunos aprenderão sobre a conexão entre Van Gogh e o Japão e como a inspiração pode funcionar em duas direções.

Guia em vídeo: Como desenhar Pikachu

Uma atividade de vídeo guiada estará disponível no museu, ensinando os visitantes a desenhar Pikachu, o Pokémon favorito dos fãs, e incentivando-os a tentar por conta própria.

Produtos Pokémon no Museu Van Gogh

loja do Museu Van Gogh também contará com uma linha exclusiva de produtos Pokémon x Museu Van Gogh destacando a arte da colaboração. O diretor de licenciamento da The Pokémon Company International, Mathieu Galante, comentou: “Estamos sempre procurando parceiros fantásticos com os quais possamos criar experiências únicas e alegres para os fãs de Pokémon e realmente encontramos isso ao trabalhar com o Museu Van Gogh. Há uma forte ligação entre a inspiração por trás da Pokémon e a inspiração por trás de algumas das obras mais famosas de Vincent Van Gogh. Com essa colaboração, esperamos muito ver as crianças descobrindo e mergulhando no mundo da arte por meio dos incríveis trabalhos de Van Gogh e Pokémon.”